quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Nutrição - Alimentos que parecem saudáveis, mas não o são

A nutrição é uma área cheia de contradições e opiniões divergentes. Com vários nutricionistas a defenderem dietas e pontos de vista diferentes é fácil para qualquer pessoa ficar confusa com as recomendações vigentes.
Na verdade, irá encontrar afirmações de que este ou aquele alimento são saudáveis. Afirmações essas que não têm qualquer tipo de provas científicas como suporte.

Aqui ficam 8 alimentos que parecem saudáveis, mas na verdade não são.

Sumos de Fruta

Os sumos de fruta que você encontra no supermercado nem sempre são o que parecem.
Até podem ter pequenas quantidades de fruta verdadeira presentes neles, mas na grande maioria das vezes são pouco mais do que água, edulcorantes artificias e açúcar.
Mas na verdade também é má ideia beber sumo de fruta verdadeiro. O sumo de fruta é fruta à qual foi removida as coisas boas. A única coisa que sobra é o açúcar e algumas vitaminas. Por exemplo, o sumo de fruta contem a mesma quantidade de açúcar que refrigerantes como a Coca Cola.
Não contem fibra, não oferece resistência à mastigação e nada o impede de ingerir quantidades massivas de açúcar em pouco tempo.
A ingestão de quantidades excessivas de açúcar está associada a todo o tipo de doenças. Essas incluem a obesidade, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares e muitas outras.

Como exemplo, aqui está a composição de Sunny D, um dos sumos mais vendidos do planeta.

Ingredientes: Água, Açúcar, Sumos de frutos à base de concentrados 5% (laranja 4,5% e morango 0,5%), ácido cítrico, goma arábica, E-452i, goma xantana e goma de celulose, Vitamina A (adicionada como betacaroteno), B6, C, D e E, Concentrados de cenoura e groselha preta, Aromas naturais, sucralose e acessulfame-k.

Concluindo, é muito melhor evitar os sumos de fruta e dar preferência à fruta a sério.

Pão integral

Há quem afirme que o pão integral é mais saudável do que o pão refinado (branco). Mas isso é como dizer que uma vez que os cigarros com filtro são mais saudáveis do que os cigarros sem filtro, então toda a gente deveria fumar cigarros com filtro. É uma lógica falaciosa.
Existem muitas boas razões para evitar o trigo, tanto a versão refinado com a versão integral. Por exemplo, o trigo é a principal fonte de glúten na dieta e uma grande parte da população é sensível ao glúten.
O sistema imunológico de indivíduos suscetíveis ataca as proteínas de glúten no sistema digestivo. Isto pode provocar danos no sistema digestivo, dores, inchaço, cansaço, inconsistência das fezes e outros sintomas.

Um estudo mostrou que a fibra do trigo pode torna-lo deficiente em vitamina D, fazendo-o esgotar de forma muito mais rápida as suas reservas desta importante vitaminas.
Outro estudo mostrou que a o trigo integral aumenta os níveis de LDL pequeno e denso (o verdadeiro mau colesterol) por uns incríveis 60%.

Néctar de Agave

É provável que encontre em ervanárias e na seção de “alimentos saudáveis” do seu supermercado produtos “sem açúcar” que são adoçados com Agave.
Este adoçante é considerado uma alternativa saudável ao açúcar por possuir um índice glicémico baixo.
Mas os efeitos prejudiciais do açúcar têm pouco a ver com o seu índice glicémico, é prejudicial principalmente porque está carregado de grandes quantidades de frutose.
A ingestão excessiva de frutose pode provocar vários problemas para a saúde, especialmente nas pessoas que não fazem muito exercício.
Toda a frutose é metabolizada no fígado. Se o fígado estiver cheio de glicogénio, então a frutose pode ser convertida em gordura.
Isto pode originar a doença do fígado gordo não alcoólico e todo o tipo de problemas metabólicos como a resistência a hormonas como a insulina e a leptina, que poderá depois conduzir à obesidade e diabetes.
Enquanto o açúcar de cana normal é composto por 50% de frutose, o agave contem até 90% de frutose. Portanto o agava acaba por ser pior do que o açúcar de cana.

Bebidas Desportivas

As bebidas desportivas foram concebidas para atletas que acabaram de realizar uma sessão de treino intenso no qual esgotaram as suas reservas de glicogénio e suaram bastante.
Por este motivo, as bebidas desportivas contêm:

Água: para repor os fluídos perdidos.
Eletrólitos: Para repor eletrólitos que se perdem através do suor, como o sódio.
Açúcar: porque os atletas necessitam de energia e de glicogénio após um treino intenso.
Mas você não precisa de eletrólitos adicionais a menos que esteja a realizar um treino muito intenso.

Para além disso, muitas pessoas usam bebidas energéticas como o Gatorade para se hidratarem e como fonte de “energia” para usar durante o dia. Mas na verdade esta prática não é nada saudável, especialmente para aqueles que estão a tentar emagrecer.
Por exemplo, uma garrafa de Gatorade contém mais de 30 gramas de açúcar e a maioria das pessoas já ingerem demasiado açúcar. Por isso é melhor beber bastante água, especialmente ao redor dos treinos.

Óleos Vegetais "Saudáveis"

À medida que o medo das gordura saturadas se foi espalhando pela sociedade, aumentou o consumo de todo o tipo de ingredientes estranhos.
Bons exemplos disso são os óleos vegetais provenientes de sementes como a soja, milhos, girassol e algodão.
Esses óleos são extraídos das sementes com recurso a métodos de processamento muito agressivos que incluem temperaturas elevadas, branqueamento e a aplicação de hexano, um solvente tóxico.
Esses óleos contêm grandes quantidades de ácidos gordos ômega-6. Quantidades muito mais elevadas do que o ser humano alguma vez consumiu ao longo da evolução.
Nós precisamos de pequenas quantidades de ácidos gordos na dieta, tal como as quantidades presentes na carne e frutos secos. No entanto o consumo excessivo de ômega-6, como o que acontece nas populações ocidentais, pode provocar problemas.
A ingestão excessiva desse tipo de gorduras pode conduzir à inflamação, que é a principal causa de muitas doenças crónicas.
Esses óleos são incorporados nas reservas adiposas do corpo e nas membranas celulares onde são extremamente sensíveis à oxidação e danos.
Para piorar ainda mais as coisas, os óleos vegetais que você encontra nos supermercados contêm 0.56-4.2% dos seus ácidos gordos em forma de gorduras trans, que são altamente tóxicas.
Isto não se aplica ao azeite, que é bom para si.

Margarinas e Manteigas falsas

Um dos efeitos mais negativos da histeria anti-gordura que ocorreu nas últimas décadas foi o surgimento de uma variedade de alternativas “saudáveis” à manteiga.
O exemplo mais notável é a margarina. Costumava estar carregada de gorduras trans, mas hoje em dia é composta sobretudo por óleos vegetais processados.
Ao longo dos anos, o consumo de manteiga diminuiu e o da margarina subiu. O problema é que a manteiga é saudável. A margarina não.
A manteiga produzida a partir de animais alimentados a pastos, é uma excelente fonte do ácido gordo butirato e de vitamina K2, sendo que ambas podem ter efeitos positivos notórios na saúde.
Na verdade, a margarina é um alimento processado que possui ingredientes prejudiciais que o podem fazer adoecer.
Num grande estudo realizado em 1997, a substituição da manteiga por margarina conduziu a um aumento drástico do risco de morte por ataques cardíacos.
Este é apenas um exemplo de como as escolhas alimentares erradas o podem fazer ir para o caixão mais cedo.

Barras Energéticas

As barras energéticas estão no mesmo barco que as bebidas desportivas – a maioria das pessoas não precisam delas.
Se você é um atleta de elite que precisa desesperadamente de manter uma ingestão elevada de carbohidratos e/ou de proteína, então essas barras podem definitivamente ser convenientes devido ao fato de serem fáceis de transportar e de comer.
No entanto, a maioria das pessoas não precisam delas e a essas barras não contêm nada que você não possa obter a partir de alimentos integrais.
As barras energéticas e as barras de proteína são muitas vezes produtos altamente processados. Mesmo que possam ter um conteúdo de proteína mais elevado do que as barras de chocolate comuns, muitas vezes ainda contêm os mesmos ingredientes não saudáveis.
Açúcar, farinha de trigo, conservantes, sabores artificiais… essas barras também os têm. É claro que existem marcas mais saudáveis, mas se quer evitar os piores, então terá que ler os rótulos.
Se você estiver com bastante fome e muito longe de casa, então os tipos de barras energéticas mais saudáveis podem certamente ser melhores do que um hambúrguer e um refrigerante, mas é sempre melhor gastar o seu dinheiro em alimentos não processados.

Cereais de Pequeno-Almoço

A grande maioria dos cereais de pequeno-almoço são altamente processados e nada saudáveis. De facto, estão mesmo entre os piores alimentos que você pode ingerir.
Estes cereais estão frequentemente carregados com açúcar e carbohidratos refinados. Depois os fabricantes fortificam-nos com algumas vitaminas sintéticas, colocam pequenas quantidades de cereais integrais na mistura e publicitam os seus produtos como sendo saudáveis.
Não se deixe enganar pelo marketing… pobre em gordura, isento de gordura, com cereais integrais, etc. Leia a lista de ingredientes desses produtos e irá verificar que a maioria deles estão carregados de açúcar.
Começar o dia com uma tigela de cereais ricos em açúcar refinado irá colocá-lo em risco de sofrer uma queda dos níveis de açúcar no sangue mais tarde, seguido por fome e desejos fortes de outra refeição rica em carbohidratos.

Conclusão


Se a embalagem de um alimento lhe diz que é saudável, então é porque provavelmente não é.
Habitue-se a ler a lista de ingredientes dos alimentos que adquire e irá passar a poder tomar decisões mais informadas.
Regra geral, quanto menos processado for um alimento, mais saudável este será.
MN

Sem comentários: