Hipertensão arterial
Valores ideais até 12/8
Por que é importante
Com o tempo, uma tensão arterial demasiado elevada pode causar estragos nas veias, artérias e também nos órgãos que processam o sangue, como os rins, por exemplo.
Conselho
Meça a sua tensão, pelo menos, duas vezes por ano. Anote os valores e reveja a sua evolução. Se os valores máximos ou mínimos ultrapassarem o limite ideal em 10 pontos (ou mais) consulte o seu médico.
Colesterol
Valores ideais LDL inferior a 100 miligramas por decilitro (mg/dl); HDL superior a 40 mg/dl.
Por que é importante
Segundo o Ministério da Saúde (www.min-saude.pt), quer o excesso de colesterol LDL, quer a falta de colesterol HDL, aumenta o risco das doenças cardiovasculares, principalmente o enfarte do miocárdio.
Conselho
Para evitar sustos, faça uma análise aos lípidos, pelo menos, uma vez por ano. Nãose arrependerá.
Grupo sanguíneo
Por que é importante
Pode pertencer ao tipo A, B, O ou AB, segundo as proteínas (antígenos) que tenha nos seus glóbulos vermelhos. Algumas pessoas apresentam outra proteína chamada Rh. As pessoas do tipo Rh negativo não podem receber sangue Rh positivo.
Conselho
As pessoas do tipo O negativo deveriam doar sangue, uma vez que é o tipo mais necessitado. Informe-se no Instituto Português do Sangue (www.ipsangue.org).
Rítmo Cardíaco
Valores ideais entre 60 a 100 batimentos por minuto (bpm). Os desportistas apresentam menos.
Por que é importante
Por cada 15 bpm em que aumenta o ritmo cardíaco de um indivíduo em repouso, o risco de doença cardiovascular aumenta 24%, revela um estudo publicado em 2011 na revista American Heart Journal.
Conselho
O exercício regular ajuda a baixar o ritmo cardíaco em repouso.
Glicemia
Valores ideais A glicemia em jejum deverá estar abaixo dos 100 mg/dl.
O seu nível de glicemia é um bom indicador do risco de diabetes.
Conselho
Peça ao seu médico que lhe faça um exame completo. Se todos os valores estiverem normais, pode repetir o exame após 2-3 anos. Se o nível de glicemia estiver entre 100 e 125 mg/dl, é muito provável que tenha tendência para a diabetes.
MH
Sem comentários:
Enviar um comentário