terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Nutrição - Benefícios do Óleo de Côco

O óleo de côco é um alimento que tem vindo a tornar-se cada vez mais popular e é dos poucos que poderia ser considerado um “super-alimento”.

Mas afinal o que contêm o óleo de côco que o torna assim tão benéfico para a saúde?

É a sua combinação de ácidos gordos que podem proporcionar efeitos muito positivos para o organismo.
Esses benefícios incluem perda de gordura, melhoria do funcionamento cérebral e vários outros
benefícios incríveis.

Óleo de Côco

O óleo de côco foi demonizado no passado porque contem gordura saturada. De facto, o óleo de côco é uma das fontes de gordura saturada mais ricas conhecidas pelo homem, sendo que quase 90% dos seus ácidos gordos são saturados.
No entanto, surgiram novos dados que mostram que a gordura saturada é inofensiva. Muitos estudos de grande escala, que incluíram centenas de pessoas, provam que toda a ideia das “artérias entupidas” era um mito.
Para além disso, o óleo de côco não contem o tipo de gorduras saturadas que estão presentes no queijo ou na carne. Na verdade contem Triglicerídeos de Cadeia Média, que são ácidos gordos de comprimento médio.
A maior parte dos ácidos gordos presentes na dieta são os chamados ácidos gordos de cadeia longa, mas os ácidos gordos de cadeia média são metabolizados de forma diferente.
Eles vão diretamente para o fígado a partir do trato digestivos, onde são usados como uma fonte rápida de energia ou transformados nas chamadas cetonas, que podem ter efeitos terapêuticos em algumas desordens cerebrais como a epilepsia e Alzheimer.

As populações que ingerem muito côco são das mais saudáveis do planeta

O côco é uma espécie de alimento “exótico” no mundo ocidental, consumido principalmente por pessoas preocupadas com a saúde.
No entanto, em algumas partes do mundo, o côco forma a base da dieta de populações que o ingerem há muitas gerações.
O melhor exemplo desse tipo de populações são os Tokelauns, que vivem no sul do pacífico. Eles obtêm cerca de 60% das suas calorias a partir do côco e são os maiores consumidores de gordura saturada do mundo. Estas pessoas têm uma saúde excelente, sem indícios de problemas cardiovasculares.
Outro exemplo de uma população que ingere muito côco e permanece num excelente estado de saúde, são os Kitavans.

O óleo de côco pode aumentar o seu dispêndio energético e promover a perda de gordura


A obesidade é atualmente um dos principais problemas de saúde no mundo.

Embora algumas pessoas pensem que a obesidade é apenas uma questão de calorias, outras acreditam que a origem das calorias também é importante.
É um facto que diferentes alimentos podem afetar os nossos corpos e hormonas de formas diferentes. Nesse sentido, uma caloria não é uma caloria.

Os triglicerídeos de cadeia média presentes no óleo de côco podem aumentar o seu dispêndio energético em comparação com a mesma quantidade de calorias provenientes de ácidos gordos de cadeia mais longa.

Um estudo verificou que 15-30 gramas de MCT´s por dia aumentaram o dispêndio energético ao longo de 24 horas por 5%, totalizando cerca de 120 calorias por dia.

O ácido láurico presente no óleo de côco pode matar bactérias, vírus e fungos

Quase 50% dos ácidos gordos presentes no óleo de côco encontram-se na forma de Ácido Láurico C 12. Quando o óleo de coco é digerido pelas enzimas, também forma um monoglicerídeo chamado monolaurina.
Tanto o ácido láurico como a monolaurina podem destruir patogênicos prejudiciais para a saúde como bactérias, vírus e fungos.
Como exemplo, já foi comprovados que essas substâncias matam a bactéria Staphylococcus Aureus (um patogénico muito perigoso) e o fungo Candida Albicans, uma fonte comum de infeções fúngicas em seres humanos.

O óleo de côco pode reduzir a sensação de fome

Um dos aspetos mais interessantes do óleo é que pode reduzir a sensação de fome. Isto pode estar relacionado com a forma como os ácidos gordos são metabolizados, porque as cetonas têm um efeito redutor do apetite.

Num estudo, foram administradas quantidades variadas de triglicerídeos de cadeia média e longa a 6 homens saudáveis. Os homens que ingeriram mais Triglicerídeos de Cadeia Média ingeriram em média menos 256 calorias por dia.
Outro estudo no qual participaram 14 homens saudáveis, verificou que aqueles que ingeriram a maior quantidade de MCT´s ao pequeno almoço ingeriram bastante menos calorias ao almoço.
Esses estudos foram pequenos e só foram realizados durante um período de tempo curto. Se este efeito persistisse ao longo do tempo, poderia ter uma influência dramática no peso corporal ao longo de um período de muitos anos.

O óleo de côco pode reduzir os ataques epilépticos

As chamadas dietas cetogênicas (praticamente isentas de carbohidratos, muito ricas em gordura) têm vindo a ser estudadas para tratar várias desordens.
A melhor aplicação terapêutica conhecida para esta dieta é para o tratamento de crianças que sofrem de epilepsia e são resistentes aos medicamentos para tratar esta condição.
Este tipo de dieta implica ingerir quantidades muito reduzidas de carbohidratos e grandes quantidades de gordura, o que conduz a concentrações mais elevadas de cetonas no sangue.
Por alguma razão, esta dieta pode reduzir de forma dramática a frequência de ataques em crianças epilépticas, mesmo naquelas que não tiveram sucesso com vários tipos de medicamentos.
Como os MCTs presentes no óleo de coco são conduzidos para o fígado e transformados em corpos cetónicos, são muitas vezes usados em pacientes epilépticos para induzir a Cetosis ao mesmo tempo que permitem a introdução de uma quantidade um pouco maior de carbohidratos na dieta.

O óleo de côco pode melhorar os níveis de colesterol e reduzir o seu risco de doença cardíaca.

O óleo de coco está repleto de gorduras saturadas, que ao contrário do que se poderia pensar, não pioram os níveis de lípidos no sangue. As gorduras saturadas aumentam os níveis de colesterol HDL (o bom) e mudam o colesterol LDL para um subtipo benigno.
Num estudo em que participaram 40 mulheres, o óleo de coco reduziu o colesterol total e LDL ao mesmo tempo que aumentou os níveis de HDL em comparação com o óleo de soja.
Também já foram realizados estudos em ratos que mostraram que o óleo de côco reduz os níveis de triglicerídeos, de colesterol total e LDL, aumenta os níveis de HDL e melhora os níveis de fatores de coagulação do sangue e de antioxidantes.
Esta melhoria dos fatores de risco cardiovasculares deveriam, pelo menos em teoria, conduzir a uma diminuição do risco de problemas cardiovasculares a longo prazo.

O óleo de côco pode proteger o cabelo contra danos, lubrificar a pele e funcionar como protetor solar.

O óleo de côco pode servir vários propósitos que não têm nada a ver com a sua ingestão. Como exemplo, muitas pessoas usam o côco por motivos cosméticos e para melhorar a saúde, aparência da pele e do cabelo.
O óleo de côco também atuar como protetor contra danos no cabelo e um estudo comprovou a sua eficiência como protetor solar, bloqueando cerca de 10% dos raios ultravioleta do sol.


O óleo de côco pode melhorar o funcionamento cerebral

A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência em todo o mundo e ocorre principalmente em indivíduos idosos. Nos pacientes que sofrem de Alzheimer, parece existir uma diminuição da capacidade de usar a glucose como fonte de energia em certas partes do cérebro.
Os corpos cetônicos podem proporcionar energia ao cérebro e os investigadores especularam que as cetonas podem ser uma fonte de energia alternativa para essas células que estão a funcionar mal e reduzir os sintomas de Alzheimer.

Num estudo realizado em 2006, o consumo de triglicerídeos de cadeia média conduziu a uma melhoria imediata do funcionamento cerebral de pacientes com formas moderadas de Alzheimer.
Outros estudos suportam essas descobertas e os triglicerídeos de cadeia média estão a ser estudados de forma intensiva como potencial agente terapêutico no tratamento na doença de Alzheimer.

O óleo de côco pode ajudar a perder gordura

Uma vez que o óleo de coco pode reduzir o apetite a potenciar a queima de gordura, faz sentido afirmar que também pode ajudar a perder gordura.
O óleo de coco parece ser especialmente eficiente em reduzir a gordura abdominal. Este é o tipo de gordura que se encontra alojada na cavidade abdominal e ao redor dos órgãos.
Este é o tipo de gordura mais perigosa de todas e está estreitamente correlacionada com muitas doenças do mundo ocidental.
A circunferência abdominal é fácil de medir e é um bom indicador da quantidade de gordura que está presente na cavidade abdominal.

Num estudo realizado em 40 mulheres com obesidade abdominal, a suplementação com 30 ml de óleo de côco por dia conduziu a uma redução significativa tanto do Índice de Massa Corporal como da circunferência abdominal num período de 12 semanas.
Outro estudo realizado em 20 homens obesos notou uma redução da circunferência de 2.86 cm da cintura após 4 semanas de ingestão de 30 ml de óleo de coco por dia.
Estes valores podem não parecer muito impressionantes para a maioria das pessoas, mas tenha em conta que essas pessoas não passaram a realizar mais exercício ou a restringir o número de calorias. Elas perderam quantidades significativas de gordura abdominal apenas devido á adição de óleo de côco às duas dietas.

Dica Final

Se obter os imensos benefícios do óleo de coco, então assegure-se de comprar óleo de coco orgânico/virgem e não produtos refinados.
Esta é apenas a ponta do iceberg. As pessoas estão a usar óleo de coco para todo o tipo de coisas com imenso sucesso.
MN

Sem comentários: