quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Nutrição - Como evitar ganhar peso durante as festas

Bem sei que este post deveria ter surgido antes das "desgraças" que se cometem no Natal e Passagem de Ano, mas para evitar o danos de futuras festas aqui ficam algumas sugestões.
Existem várias estratégias para lidar com estes eventos em que é necessário deixar de lado o plano dietético, embora poucas sejam saudáveis de um ponto de vista mental ou psicológico.

Faça escolhas menos más


A verdade é que a grande maioria das pessoas caem no erro de pensar que uma vez que vão comer porcarias, podem muito bem comer as piores coisas que pode haver e em grandes quantidades.
Isso é totalmente errado. Existe uma grande diferença entre ingerir 500 calorias em excesso e ingerir 5000. Lá porque vai desviar-se um pouco da dieta, não significa que possa comer este mundo e o outro.
Em vez disso, tente fazer as escolhas menos más. Limite as porções, você sabe que na verdade não precisa de comer 3 fatias de bolo para ficar satisfeito/a. Dê preferência às sobremesas com menos calorias ou com quantidades mais reduzidas de carbohidratos/gordura.
As pessoas que fazem exercício conseguem suportar melhor com uma ingestão excessiva de carbohidratos do que de gordura, por isso dê preferência a essas. Talvez possa comer um pouco de duas ou três sobremesas diferentes. Saboreie um pouco de cada e fique-se por aí.

Leve a sua própria sobremesa “light” para a festa

Quer seja uma festa de trabalho ou um feriado, não é incomum as pessoas levarem sobremesas e bebidas para adicionar à mesa. Por isso pode perfeitamente fazer uma receita com poucas calorias / açúcar / gordura em casa antes de ir para a festa.
Existem centenas de receitas de sobremesas saudáveis, saborosas e sobretudo pouco calóricas que pode experimentar e levar consigo para as festas.

Realize um treino de volume elevado antes do evento

Uma das melhores formas de criar mais “espaço” para calorias extra é esgotando os níveis de glicogénio muscular.
Ao fazer isso, treinando com um maior volume (mais séries, nº de repetições mais elevado), não só irá aumentar a queima de gordura, como também irá fazer com que os carbohidratos extra que ingerem possam ser usados para restabelecer as reservas de glicogénio em vez de serem armazenados em forma de gordura corporal.

Ingira alguma proteína magra e vegetais antes das sobremesas

Esta dica é dirigida aos mais obcecados pelo corpo e pelas dietas. De todos os tipos de alimentos, a proteína magra é aquele que tem o maior potencial para saciar o apetite.
Isto significa que irá sentir-se mais cheio e a ingestão de vegetais irá encher ainda mais o seu estômago, o que irá enviar um sinal de saciedade ao seu cérebro.
Coma o que puder encontrar em termos de proteína magra e vegetais (de preferência sem molhos) antes de atacar as sobremesas. Não irá ter tanta fome, e assumindo que não gosta de comer até se sentir doente, isso irá limitar em muito as quantidades que irá ingerir.

Faça um lanche meia hora antes

Se está numa situação em que a dica anterior não irá funcionar ou não seja possível, faça um lanche pequeno, mas que seja rico em proteína com alguns vegetais ou fruta, cerca de 30 minutos antes da festa ou jantar.
Um pouco de proteína magra, vegetais e fruta 30 minutos antes da festa, irá fazê-lo sentir-se satisfeito e ajudá-lo a limitar o consumo excessivo de comida  na festa.

Considere o "jejum intermitente" no dia do evento

O jejum intermitente é uma filosofia alimentar que envolve não comer durante 14-18 horas por dia e depois ter um período de comida de aproximadamente 4-6 horas ou até uma única refeição.
Esta pode ser uma boa forma de lidar com os períodos de festas.
Por exemplo, se sabe que vai ter uma festa às 19:00 que irá ter muita comida saborosa, pode experimentar o jejum intermitente (ou ingerir apenas pequenas refeições de proteína magra e vegetais) durante a maior parte do dia.
A menos que se passe completamente da cabeça, é pouco provável que vá exceder a sua necessidade diária de calorias numa só refeição.

Considere uma mini-dieta de curta duração nos dias que antecedem o evento

Digamos que vai a um evento ou dois durante a semana e sabe que vão ter uma grande quantidade de comida de que gosta, e com as quais tem dificuldades em controlar-se.
Nesse caso considere a possibilidade de realizar uma dieta de curta duração nos dias anteriores. 4 dias de dieta podem reduzir um pouco a gordura corporal e assim já poderá estar preparado para o embate do festim da festa no seu peso.

Faça uma caminhada

Não fique sentado em frente à televisão depois de ter feito um festim. Em vez disso vá fazer uma caminhada. Durante a caminhada diga a si mesmo que o período para comer de forma liberal terminou e que a partir de agora vai passar a ter cuidado com os snacks e alimentos que ingere.
Para além de queimar algumas calorias, depois de fazer isto irá sentir-se muito melhor e mais motivado para voltar a entrar nos eixos e evitar posteriores deslizes na dieta. Desta forma irá ganhar algum autocontrolo e disciplina para o resto do dia, e provavelmente também para os dias a seguir.

Mantenha-se afastado da balança

Independentemente do que aconteça, a maior parte das pessoas vê a balança a subir a seguir a uma grande festa; isto é especialmente verdade após festas como o Natal.
Os indivíduos que normalmente ingerem quantidades reduzidas de carbohidratos são os mais propensos a isto; a ingestão de grandes quantidades de carbohidratos, típicas desta época, juntamente com as quantidades elevadas de sódio, podem fazer subir um pouco a balança.
Mas pode ficar descansado que a maior parte desse aumento não é de gordura. A verdade é que, a menos que se passe completamente e coma realmente muito, não é possível comer o suficiente durante uma só refeição para ganhar uma quantidade apreciável de gordura.
Na verdade esse aumento é sobretudo água e você irá regressar ao seu peso normal dentro de poucos dias.

MN

Sem comentários: