quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Saúde - Lombalgias

Recentemente, em conversa com alguns dos meus atletas dos ginásio, apercebi-me que frequentemente as pessoas sofrem de dores de costas, normalmente na zona lombar, e quando lhe é diagnosticado uma lombalgia manifestam-se uma série de dúvidas relativamente a esta patologia. Desta forma, aqui fica um post que espero venha a esclarecer muitas dessas dúvidas.

O que é? 

Denomina-se de lombalgia o conjunto de manifestações dolorosas que acontecem na região lombar, normalmente decorrentes de alguma anormalidade, seja ela de origem muscular, nervosa ou articular.

Sintomas.

Dependendo da causa, o início da dor pode originar uma série de sintomas distintos, tais como dores desconfortáveis, agudas, sensação de ardor e dor localizada num único ponto ou numa área ampla. O aparecimento pode ser gradual ou súbito e refletir-se através de rigidez ou espasmos musculares. Em alguns casos pode alastrar-se às pernas, provocando dormência ou formigueiro constante.

Solução.

Nos casos mais simples, a fisioterapia e o repouso podem ser suficientes. Quando a dor é maior e mais desconfortável, o uso de medicação também poderá ser necessário. O mais importante é consultar sempre um especialista para compreender a gravidade da situação e aconselhar o tratamento mais adequado ao seu caso para que a recuperação seja rápida e eficaz.

Quanto tempo vai estar parado?

Depende sempre de pessoa para pessoa e do grau da inflamação da musculatura. No caso da zona lombar, a lombalgia pode prolongar-se entre quatro a seis semanas. Nunca se esqueça que quanto mais depressa for detetada a lombalgia, melhor vai ser a recuperação.

Prevenção.

Existem vários conselhos que pode adotar que o ajudam a prevenir uma lombalgia, seja a primeira vez ou uma segunda crise. Assim sendo, mantenha sempre uma boa postura quando estiverem pé, sentado ou a caminhar, faça exercício regularmente e, se já teve uma lombalgia de baixo impacto, alongue sempre antes e depois de fazer exercício. Use um calçado confortável e não abdique de exercícios específicos para o fortalecimento da zona abdominal e lombar, como os exercícios de estabilização do core.

Sem comentários: