domingo, 9 de dezembro de 2012

Fitness - 3 principais erros do treino aeróbio

Se fizer exercícios aeróbios com o intuito de "queimar" os pneus, provavelmente já deve ter ouvido uma série de teorias a respeito da intensidade ideal para "torrar" as gorduras. Estes são alguns dos erros comuns no que diz respeito aos treinos aeróbios e à queima de gordura.

1. Pensar que se deve fazer um longo tempo de exercício aeróbio em baixa intensidade.
Se o teu coração não trabalha muito, o teu corpo também não tirará muito proveito disso. Melhor do que optar por intensidades baixas é apostar no treino intervalado, por exemplo, correr 1 min e caminhar 2 min. Enquanto se queima 100 cal em 20 min de exercício em baixa intensidade, detona-se 160 cal em 10 min de atividade em alta intensidade. O intervalado também acelera o metabolismo por um período maior de tempo.

2. Pensar que um treino aeróbio rápido queima gorduras. Mentira.
Só se começa a queimar gordura após 20 min de exercício. Invista num treino como este: aqueça por 5 min na passadeira, aumenta a velocidade para moderada e caminhe por 10 min, acelere mais e corra durante 5 min e acabe com mais 5 min de caminhada em velocidade moderada e outros 2 min lentos, para fazer o retorno à calma. Total do treino: 27 min.

3. Fazer o treino aeróbio de estômago vazio.
Não é porque não comeu nada que começará automaticamente a queimar gordura. Não é preciso ficar em jejum, mas evita comer 45 min a 1 hora antes do exercicio. Carboidratos levam cerca de uma hora para serem digeridos e gorduras um pouco mais ainda, o que pode chegar a quatro horas, dependendo do que ingeriu. Se o corpo despende energia na digestão, significa que não está a gastar para fazer os músculos trabalharem, por isso o treino não será tão efetivo.

Sem comentários: