As laranjas são conhecidas por serem ricas em vitamina C e em flavonóides, substâncias associadas à acção anti-inflamatória e antioxidante. A cor alaranjada característica da fruta deve-se à presença de carotenóides, especialmente o alfa-caroteno e o beta-caroteno. Essas enzimas são essenciais para a absorção da vitamina A, uma das mais importantes para o organismo humano.
A laranja vermelha (ou toranja) é uma fruta que, apesar de se ver pouco nas mesas portuguesas, traz inúmeros benefícios para a saúde.
A polpa dela é vermelha, da cor do sangue, e o seu poder de limpar as impurezas do organismo humano tem sido fruto de várias investigações científicas. É uma fonte de substâncias que combate a acção dos radicais livres e evita riscos de doenças cardiovasculares.
Laranja vermelha reduz colesterol e protege coração.
Uma investigação conduzida pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) revelou vários destes benefícios. Numa análise bioquímica que durou oito semanas, 35 voluntários beberam durante dois meses 750ml de sumo de laranja vermelha, três copos de 250ml por dia. No final do estudo foi possível verificar que o sumo dessa linhagem de laranja reduziu em 9% a taxa de colesterol total e em 11% a taxa de colesterol LDL (mau colesterol).
Além disso, o índice de apolipoproteína B, relacionada com os riscos cardíacos, diminuiu 5%, enquanto a proteína C reativa, um indicador da existência de inflamação aguda no organismo, baixou 49%.
As laranjas normais também baixam o colesterol e são ricas em hidratos de carbono, ácido fólico, potássio e vitamina C, mas a laranja de polpa vermelha tem algo mais.O grande diferencial dessa para outras variedades da fruta é que ela possui maior quantidade de licopeno e de outros flavonóides, além de actuar directamente nos marcadores que alertam para a presença de radicais livres no corpo, como a proteína C. Quando o nível dessa substância está alto, significa risco de stress oxidativo (desequilíbrio entre a formação e remoção de agentes oxidantes no organismo) e de doenças cardiovasculares.
Já em 2006, cientistas israelitas tinham descoberto o potencial da laranja vermelha na redução do colesterol.
Laranja vermelha aumenta em mais de 1000% a ingestão de vitamina C.
Esta mesma investigação revelou que o consumo diário do sumo de laranja vermelha pode aumentar em mais de 1000% a ingestão de Vitamina C. Além da protecção cardiovascular e do efeito anti-inflamatório, o sumo de fruta mostrou ter grande densidade nutricional e aumentou em 1130% a ingestão de vitamina C, nos homens, e 907%, nas mulheres.
Laranja vermelha ajuda a emagrecer.
Um outro estudo publicado no Journal of Medicinal Food mostrou que a laranja vermelha também pode auxiliar ligeiramente na perda de peso. Pacientes obesos beberam entre 207ml e 237ml de sumo da fruta durante 12 semanas, três vezes ao dia antes de cada refeição principal.
No final do estudo os investigadores registaram reduções de peso de 1,1kg até 1,6kg. Os pacientes do grupo do placebo apenas perderam 0,3kg. Os componentes da fruta ajudavam a regular a produção de insulina, hormona que regula a síntese de gordura.
ajudavam a regular a produção de insulina, hormona que regula a síntese de gordura.
Sem comentários:
Enviar um comentário