segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Saúde - Dificuldade em Perder Peso?

Já se perguntou por que razão está a ter mais dificuldade em perder peso do que um colega seu, quando ambos parecem estar a seguir o mesmo caminho? Por outro lado, há pessoas que por mais que comam parece que nunca engordam. Por que é que isto acontece?
A genética é claramente um factor que pode ajudar a responder a estas questões. Outro factor é a diferença de sexos. Quando os homens perdem peso, eles tendem a perder a gordura abdominal primeiro. Já as mulheres têm mais dificuldade a perder gordura abdominal. Para além destes, existem outros factores que também contribuem para o caso.

Quantidade de massa muscular

A massa muscular é directamente proporcional ao metabolismo, ou seja, à quantidade de calorias queimadas. Indivíduos com maior quantidade de massa muscular queimam mais calorias do que aqueles com menor quantidade, e podem perder peso mais facilmente quando controlam o consumo calórico. Por essa razão, se pretende optimizar o seu plano de emagrecimento inclua um treino de força na sua rotina, de maneira a construir massa muscular e a aumentar o metabolismo.
Isto também o ajudará a garantir que qualquer peso que perca será proveniente de perda de gordura e não de músculo. Lembre-se que o seu ritmo metabólico manter-se-á elevado mesmo depois de perder peso.

Pontos de partida diferentes

As pessoas com uma margem maior de peso a perder podem, inicialmente, experimentar uma perda de peso mais acentuada quando diminuem o seu consumo calórico e aumentam a sua actividade física. Isto acontece porque os seus hábitos diários frequentemente incluíam uma dieta rica em calorias.
Exemplificando, imagine que uma pessoa pesa 110kg e consome diariamente 3000 calorias ao dia. Se ela cortar 1500 calorias e gastar 300 calorias com exercício físico, pode facilmente perder 1kg numa semana. Por outro lado, imagine uma pessoa que pese inicialmente 60kg e consuma também 3000 calorias diárias. Se ela cortar as mesmas 1500 calorias e gastar as mesmas 300 calorias com exercício físico, ela apenas irá perder cerca de 0,4kg numa semana.

Atitudes diferentes

Os factores de comportamento também não podem ser ignorados. Algumas pessoas têm mais sucesso a perder peso porque conseguem aderir com maior facilidade a uma dieta pobre em calorias e têm mais força de vontade para praticar exercício físico.
No final de tudo, o que conta são as calorias. De maneira a perder peso, você tem de gastar mais calorias do que aquelas que consome. É necessário um défice calórico (de 10 a 20%, dependendo da constituição da pessoa e da sua frequência de treino) por semana para perder gordura. Há quem recorra à ajuda de um termogénico, para atingir o seu propósito com mais facilidade. Os termogénicos fazem com que o metabolismo do corpo aumente, aumentando também a produção de calor, o que faz com que a gordura em excesso do nosso corpo seja "queimada".

Sem comentários: