sábado, 8 de dezembro de 2012

Fitness - Atividade Física durante a Gravidez

A Gravidez é um importante período na vida da mulher. Os cuidados para se ter uma gestação saudável são fundamentais para ambos. É neste período que a mulher ganha certo peso o que acaba por deixar a maioria das grávidas mais interessadas e ao mesmo tempo preocupadas com a prática de exercícios físicos, porém  ao contrário do que muitos pensam, a grávida pode e deve praticar exercícios durante a gravidez.

Os exercícios físicos são recomendados durante todo o período de gravidez, exceto em grupos de risco, quando as mulheres são detentoras de algum tipo de doença, seja cardiovascular, respiratória, diabetes, etc. Entre os diversos benefícios proporcionados pela atividade física, os principais estão relacionados com à diminuição dos desconfortos da própria gravidez, melhorias na resistência cardiorrespiratória, diminuição de varizes e dores nas costas, melhoria postural e redução do inchaço e caimbras nas pernas.

As opções mais indicadas de exercícios são os aeróbicos, caminhadas, ciclismo, natação, hidroginástica, alongamentos, iogas e pilates.  Os mesmos devem ser feitos regularmente em ambientes frescos e arejados. O começo deve ser gradual e não deve ser feita de forma intensa. Recomenda-se beber bastante água e usar roupas adequadas.

Depois do parto, deve retornar a prática das atividades físicas, pois somente dessa forma você perderá o peso ganho durante a gravidez.

Sem comentários: