sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Saúde - Dicas para manter um peso saudável

Sempre que nos alimentamos, estamos a fornecer ao nosso corpo os nutrientes que ele necessita para poder desempenhar todas as suas funções motoras e renovar as células. Quando a nossa alimentação é equilibrada, as funções vitais do nosso corpo são bem executadas e o nosso peso permanece estável.
Mas quando a nossa alimentação é desproporcional às necessidades do nosso corpo e, para além disso, não praticamos atividade física para anular as calorias a mais que o corpo absorve, são acumuladas em reservas sob a forma de células gordas.

Deixo aqui algumas dicas práticas para a manutenção de um peso saudável:

1. Manter um programa regular de refeições, isto é, ter hora certa para comer e não apenas petiscar entre uma e outra refeição. Geralmente, uma pessoa adulta deveria dividir os alimentos que ingere em 6 refeições diárias, tendo um almoço normal e um jantar mais leve, pois a noite os nossos órgãos gastam menos "combustível" que durante o dia.

2. Evitar ao máximo os açúcares, fritos, farináceos e alimentos ricos em sal.

3. Utilizar com frequência os vegetais folhosos e aqueles que produzem flores (brócolos, couve-flor, etc.) temperados com 10 ml de azeite, pouco sal, limão e temperos frescos.


4. Evitar misturas de amidos na mesma refeição. Ou seja, quando comer batata não coma arroz ou massas e vice-versa.

5. Beber, em média, 1,5 a 2 litros de água por dia.

6. Praticar algum tipo de atividade física regular.

Sem comentários: