domingo, 23 de dezembro de 2012

Fitness - Mitos comuns no fitness

Os mitos nascem quando algo que não é verdadeiro é repetido continuadamente ao longo dos tempos. Existem mitos em muitas áreas e o fitness não foge à regra.
De seguida alguns dos mitos do fitness.

Para queimar mais gordura deve-se fazer exercício com o estômago vazio.

Um estudo científico demonstrou que o corpo queima praticamente a mesma quantidade de gordura independentemente de se comer ou não antes do exercício físico.
A verdade é que após uma noite de sono, os músculos estão desprovidos de glicogénio, o “armazém” corporal de glicose. Os músculos necessitam de glicogénio para trabalhar mais e durante mais tempo, e o cérebro também precisa dele para o seu bom funcionamento.
Por esses motivos, sem a devida alimentação o indivíduo poderá não se exercitar tanto quanto caso se alimente, o que diminuirá a quantidade de calorias queimadas durante o treino.
Assim, o ideal é de manhã ingerir uma pequena quantidade de hidratos de carbono de rápida absorção – como uma banana ou uma fatia de pão – cerca de 30 minutos ou mais antes do exercício.

Para perder peso deve-se comer apenas quando se tem fome.

Saltar refeições até ter sentir fome pode parecer correcto, como forma de ingerir menos calorias ao longo do dia. No entanto, as pessoas que o fazem têm uma maior propensão para engordar porque normalmente fazem piores escolhas de alimentos, ou comem demasiado nas poucas vezes em que o fazem.
Segundo o National Weight Control Registry, a ingestão pouco intervalada de alimentos saudáveis ao longo do dia é um factor importante para o sucesso. O pequeno-almoço é essencial, bem como ter refeições a cada 3 ou 4 horas. Assim consegue-se não só um equilíbrio alimentar como também uma maior propensão para praticar exercício físico.

O tipo de sutiã que se usa não importa realmente.

No que respeita a roupas de fitness para mulheres, os sutiãs desportivos são extremamente importantes, porque ajudam a reduzir o desconforto e o risco de flacidez dos seios, que pode ser causada por danos nos ligamentos, tecidos e outras estruturas de suporte dos seios.
Para mulheres de peitos menos volumosos os sutiãs de compressão são uma óptima opção, pois achatam os seios contra o peito. Para aquelas que tiverem peitos mais volumosos o ideal será usarem sutiãs de encapsulamento, que fornecem um melhor suporte e encaixe para os seios.
Na escolha dos sutiãs desportivos convém certificar-se de que encaixam confortavelmente e permitem uma ventilação adequada para manter a pele fresca e seca.

Sentar por longos períodos não é mau para a saúde, no caso de quem faz exercício.

Resultados científicos preliminares indicam que longos e ininterruptos períodos de comportamento sedentário podem ser negativos para a saúde, mesmo quando se pratica actividade física regular.
São ainda necessários mais estudos sobre este tema, mas o melhor é tentar ser o mais activo possível. Exemplos de o fazer são escolher as escadas em vez do elevador, um estacionamento mais longe da entrada do supermercado, entre outros.

Quanto mais se sua mais calorias se queima.

A transpiração é o processo através do qual o corpo procura manter a sua temperatura normal. Isto significa que começamos a transpirar quando o corpo armazena calor, pelo que o suar não significa necessariamente que se está a consumir mais calorias.
No que diz respeito à quantidade de calorias queimadas, o tempo e a intensidade do treino são o mais importante, por isso convém resistir à avaliação da eficácia do treino exclusivamente com base na quantidade de suor produzido.

Ser magro significa ser saudável e estar em forma.

Embora algumas pessoas tenham geneticamente a capacidade de manter um peso saudável, sem necessidade de praticarem exercício, ter um corpo magro não necessariamente protege alguém contra os riscos da má nutrição e de um estilo de vida sedentário.
Um estudo indicou que os indivíduos com um peso saudável que são inactivos têm maiores taxas de doença e mortalidade do que os obesos que praticam actividade física com regularidade.

Trabalhar com um nutricionista e com um personal trainer é útil para melhor
avaliar a composição corporal e planear uma correcta alimentação e prática
de exercício.

Sem comentários: