domingo, 23 de dezembro de 2012

Lazer - Os melhores do Mundo do Parkour e Freerunning

Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante, desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto, e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses.
O parkour foi criado na França, em Sarcelles, Lisses and Evry por David Belle.

Free running (abreviado como 3Run) é uma atividade física, onde os praticantes (Runners) usam o ambiente disponível para a execução de movimentos baseados em liberdade e estética. Muitos praticantes consideram a prática como um desporto. Segundo alguns destes, o Free Running aproxima-se mais a uma atividade artística, o que o diferencia do Parkour, mas também requer um grande desempenho e mentalidade.
O Free Running incorpora movimentos dinâmicos de deslocamento do Parkour incrementados por acrobacias diversas, como movimentos de ginástica artística, "Tricking" e "Street Stunts", criando um rápido e estético modo de deslocamento. É praticado preferencialmente em ambientes que disponibilizem diversos obstáculos.
A sua criação é geralmente atribuída ao Sébastien Foucan e ao grupo Urban Free Flow, e geralmente é tido como uma arte não utilitária (conceito questionável), por fazer uso de técnicas de acrobacias, que requerem grande preparo físico e controle corporal, como saltos mortais e acrobacias, habitualmente utilizados em Ginástica Olímpica ou de Acrobacias de Solo Circenses.


Sem comentários: