quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Nutrição - Benefícios da Gelatina

A  gelatina de origem animal, extraída a partir dos ossos e cartilagens, é na maioria das vezes proveniente de gado bovino.
Trata-se de uma excelente fonte de aminoácidos e péptidos provenientes do colagéneo, a proteína mais abundante na pele. Por essa razão, o consumo regular de gelatina é frequentemente associado à prevenção da celulite e à melhoria da saúde cutânea.
No entanto, o colagéneo é uma proteína de baixo valor biológico, sendo pobre em aminoácidos essenciais como os de cadeia ramificada. A sua maior riqueza é em prolina e glicina, dois aminoácidos não essenciais, sendo ambos importantes na manutenção da estrutura do colagéneo.
Para si a gelatina pode parecer apenas uma sobremesa, mas existe muito mais do que aquelas tacinhas coloridas. A melhor forma de usufruír destes benefícios passa por compra-la em folhas ou em pó sem sabor adicionado e preparar a sua própria gelatina, ou adicionar a outros alimentos.
Faça uma gelatina de laranja sem açúcar dissolvendo 3 folhas de gelatina em 250ml de água quente e depois mistura com 250ml de sumo de laranja natural sem açúcar adicionado

2 comentários:

Anónimo disse...

A gelatina já preparada em embalagens que tem á venda nos supermercados tem o mesmo efeito?

Gil disse...

Boas.
Já preparada, em pó ou em folhas, todas as gelatinas são semelhantes, o que é preferível é que sejam de origem vegetal e que contenham um baixo teor em açucar. Se tiver estas caracteristicas, qualquer uma é boa.
Cumprimentos