sábado, 26 de outubro de 2013

Saúde - Evitar Dores de Estômago

Quem nunca pensou “que se lixe! Hoje é para aproveitar!” e ingeriu quantidades astronómicas de comida, acabando por arrepender-se no dia seguinte?
Seja nas festas (natal, páscoa), num aniversário ou num jantar, todos nós já nos deixamos levar pelo prazer de um bom banquete e todos nós já pagámos por isso.

Prevenir dores estomacais
 
Existem algumas dicas para reduzir as hipóteses de acordar no dia seguinte com a sensação de ser a Sigourney Weaver, na cena final do Alien 3. Segundo cientistas, o primeiro passo é evitar fumar, ingerir bebidas alcoólicas e consumir comidas com grandes quiantidades de gordura de maneira excessiva.
As gorduras presentes no óleo, no creme de leite ou na manteiga, por exemplo, são os nutrientes mais dificilmente digeridos pelo nosso organismo. O mesmo se passa com as carnes gordas, que têm de ser consumidas esporadicamente, se deseja evitar ao máximo uma má digestão. Por outro lado, a digestão é mais rápida e fácil no que diz respeito a hidratos de carbono, como o arroz, massa, pão, frutas e legumes.
Um consumo exacerbado de líquidos (especialmente refrigerantes e água com gás) é apontado como outro motivo para fazer com que o estômago inche, pois além de estender o órgão, diluem enzimas que perturbam o processo digestivo, daí a recomendação de se limitar a um copo de 200ml por refeição. Outro conselho para evitar dores estomacais passa pelo hábito de se deitar logo depois das refeições que deve ser evitado. Perder a acção da gravidade facilita o refluxo gastro-esofágico, especialmente se o estômago estiver cheio.

Tratar dores estomacais

Existe sempre a possibilidade de ter sido apanhado de surpresa e não ter tido nenhum cuidado prévio. Não se preocupe. Existe algumas soluções para tratar desse desconforto estomacal.
- Beber leite frio pode ajudar a reduzir a dor, na medida em que este possui proteínas que neutralizam os ácidos do estômago, mas o efeito será de curta duração.
- Outra ajuda valiosa são os chás, principalmente o chá verde, de alecrim e de hortelã, sendo que o ideal seria tomar uma chávena de chá mais ou menos dez minutos antes da refeição. Na medida em que a ausência de açúcar no chá é essencial, recorra a um adoçante natural, se realmente necessitar de adoçar a bebida.
- Por causa de uma enzima natural (a bromelaína) o ananás também pode revelar-se uma ajuda valiosa para uma melhor digestão de proteínas, principalmente das carnes.
- A papaia, que tem um nutriente chamado papaína, também pode ajudar. Uma fatia dessas frutas, à sobremesa, chega perfeitamente para notar logo as suas ações.

Depois disto tudo, se continuar com dores persistentes, é aconselhado que se dirija a um especialista. Se nem mesmo a medicação para a azia faz efeito, é sinal que deve preocupar-se em resolver rapidamente este problema.

Sem comentários: