quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Saúde - Estado Anabólico vs Catabólico

O anabolismo e o catabolismo são transformações que as substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo.
Saltando a parte chata da história, estar em estado anabólico ou catabólico vai definir se ganha ou perde massa muscular.
Quando você está em estado anabólico, o seu corpo está a construir músculos. Quando você está em estado catabólico, o seu corpo está a retirar proteínas do tecido muscular para usar como fonte de energia, ou seja, está a destruir músculos.

Estes são estados naturais do nosso corpo e é impossível ficar 100% do tempo apenas num deles.

Se deseja aumentar a massa muscular, a sua missão é minimizar o tempo que o seu corpo fica no estado catabólico e aumentar o tempo em que ele fica no estado anabólico.
Imagine uma balança. De um lado está o estado catabólico, do outro o estado anabólico. Se conseguir que o lado anabólico da balança esteja mais pesado, você atingiu o seu objetivo e ganhou massa muscular. Se não conseguir, os seus progressos serão mínimos.
Agora a questão é a seguinte,como ficar no estado anabólico por mais tempo?

Existem algumas dicas simples que você pode seguir:

- Procure dormir bem, pelo menos 8 horas por dia.
- Evite bebicas alcoolicas, cigarros, drogas, etc.
- Evite treinos longos e volumosos. O seu treino não deverá exceder 60 minutos. Foque na intensidade, e não na duração do treinamento.
- E por último, e não menos importante, tenho cuidado com a alimentação.

Se não se alimentar adequadamente, distribuindo proteínas e hidratos de carbono de acordo com suas necessidades, tudo será em vão.
A alimentação é o combustível do seu corpo. Sem uma boa dieta, você pode fazer o melhor dos treinos mas não terá tão bons resultados.

ECM

Sem comentários: